Materias

Sky Habitat Singapura / Safdie Architects


Sky Habitat Singapura / Safdie Architects

Situado no bairro de Bishan, numa zona residencial no coração dos subúrbios de Singapura, este complexo residencial de 38 pavimentos explora o equilíbrio da vida de alta densidade com conceitos humanistas de comunidade, paisagem, jardins e luz do dia.

Rompendo com a escala de empreendimentos residenciais, a solução baseada para o Habitat Sky é uma matriz tridimensional de casas com terraços privados, varandas e jardins comuns, trazendo a paisagem e mantendo o contato com o horizonte. A forte forma escalonada do complexo lembra a textura das comunidades dos antigos assentamentos em ladeiras e prevê vegetação vertical, múltiplas orientações em relação ao sol, unidades de ventilação natural e vistas generosas, tudo isso sem comprometer o projeto ou a eficiência estrutural.

Três jardins elevados enlaçam as duas torres escalonadas e criam uma série de ruas interconectadas, jardins e terraços, que proporcionam uma variedade de áreas recreativas e coletivas. Como resultado, a massa é porosa e aberta, o que permite que as brisas fluam através da luz do dia e penetrem profundamente na estrutura. A geometria permite que cada residência tenha múltiplas orientações e um espaço privado ao ar livre, o que resulta num tecido urbano mais humano e delicado.

No térreo, acima dos estacionamentos no subsolo, mais de 70% do terreno é projetado como uma série de exuberantes jardins, que oferecem áreas adicionais de eventos ao ar livre, piscinas, uma quadra de tênis e trilhas para caminhar.

Créditos: www.archdaily.com.br

Clique nas imagens para ampliá-las.