Materias

Petite Pomme / Erbalunga estudio


Petite Pomme / Erbalunga estudio

Petite Pomme é uma loja de roupas e calçados infantis situada no centro urbano de uma pequena cidade, que pretende impulsionar o comércio local através de um desenho atrativo que agrega valor à experiência de compra e ao seu entorno.

O local comercial encontra-se em um edifício com uma carga histórica que não deveria ser incorporada à imagem da marca. Por isso, procura-se esfumar os limites da cobertura, paredes ou fachadas e criar um projeto independente do seu espaço interior.

Com o limitante de não poder atuar na fachada do edifício, decidiu-se voltar à atenção ao interior do espaço com uma proposta contemporânea e totalmente desvinculada do historicismo que possuía o imóvel. O interior deveria ser uma grande cenografia que chamasse a atenção desde a rua. 

No acesso, uma grande parede de policarbonato retroiluminado contrasta fortemente com o granito da fachada provocando uma ruptura entre exterior e interior, além de guiar o cliente desde sua entrada ao local comercial.

Retirar a antiga cobertura falsa e recuperar a grande altura foi a primeira decisão importante que nos permitiu estabelecer as regras do novo design. Configurou-se um espaço livre no qual poderíamos dispor instalações de madeira de diversas alturas, muros de luz, expositores, mostrado e provador como peças independentes gerando percursos através delas e organizar a exposição do produto.

As diferentes peças que conformam a loja são um contínuo jogo de escalas que proporcionam acesso ao material exposto no caso dos maiores e acesso a áreas nas quais interagir e brincar no caso dos menores.

O projeto chama atenção pela contraposição dos materiais (com madeiras e policarbonatos), cores vibrantes e iluminação cênica, já que encontra-se em uma área onde predomina a pedra esculpida, o monocromatismo e a iluminação pública.

Confira a matéria original em > http://bit.ly/2jihGpr

Créditos: Arch Daily

Clique nas imagens para ampliá-las.