Materias

Conformi: Como as referências visuais ecoam através do tempo


Conformi: Como as referências visuais ecoam através do tempo

Conformi é um projeto que começou há dois anos como uma forma de organizar as referências visuais do seu curador. Davide Trabucco, de Bolonha, descreve o arquivo como "um instrumento de trabalho pessoal" que posiciona elementos aparentemente dicotômicos em uma relação visual. Todas essas imagens, acredita Trabucco, "já estão presentes em nosso imaginário coletivo e na cultura visual". Seu impacto visual é claro: formalmente e esteticamente, cada emparelhamento visual "é imediatamente compreensível - até mesmo para leigos."

O que produzimos não nos pertence mais, uma vez que o entregamos ao mundo. As formas já estão na natureza: devemos apenas dar-lhes um novo significado.

"O método de trabalho em que se baseia o projeto de pesquisa é comparável ao nascimento de uma nova imagem", argumenta Trabucco: o momento em que "um desenho, uma escultura ou uma pintura nos lembra outra coisa". Compatibilizando (confórmi se traduz como "compatível" em português) rigorosos parâmetros de arquivo - ou seja, cada imagem é simultaneamente quadrada e diagonal - cada produto do projeto revela algo novo em suas semelhanças com as que vieram antes dele. De acordo com seu criador, o projeto "vai parar de crescer no momento em que a ferramenta não for mais útil". Permanece, por enquanto, "um arquivo aberto que qualquer pessoa pode consultar on-line em qualquer lugar."

Créditos: www.archdaily.com.br

Clique nas imagens para ampliá-las.